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Dicas de Marketing Digital para a sua loja virtual

Neste artigo vamos dar algumas dicas de marketing digital para sua loja virtual, para quem está começando e tem um orçamento enxuto. É fato que o número de lojas virtuais vem crescendo a cada ano, segundo a página PEGN, as lojas virtuais cresceram cerca de 7,5% no primeiro semestre de 2017, bem como o número de pedidos. Junto com o crescimento vem também algumas insatisfações, ou seja, algumas lojas vendem bastante porque investem bastante, mais e as lojas que estão começando agora? Este é um problema recorrente da lojas iniciantes e com baixo orçamento, confira algumas dicas:

Crie uma persona

Resumidamente falando, o buyer persona é um ou mais personagens fictícios, nada mais é que a representação do seu cliente. Para criar existem várias ferramentas na internet que podem ajudá-los, basta seguir as dicas abaixo:

  • Quem é o seu potencial cliente? (características físicas e psicológicas do responsável pela compra)
  • Que tipo de assunto interessaria para ele?
  • Quais são as atividades mais comuns que ele realiza (pessoalmente e profissionalmente)?
  • Qual nível de instrução? Quais seus desafios e obstáculos?
  • Que tipo de informações ele consome e onde ele busca?
  • Quais são seus objetivos, suas dificuldades e desafios?
  • Como podemos ajudá-la?

Normalmente é difícil de responder todas as perguntas acima, mais tente responder algumas que já vai ajudar bastante a criar sua persona, com ela criada, lembre-se de escrever sempre pra esta persona.

Redes Socias

Esta é a primeira dica, e cá pra nós, uma das mais importantes. É claro que dependendo do seu negócio , algumas redes sociais trarão mais retorno que outras, vamos supor que você trabalha com moda, ai a sugestão é Facebook e Instagram, mais minha sugestão é tentar utilizar todas, o que você vai perder com isso? só o tempo e as métricas poderão te responder. O Facebook é sempre aconselhável, o Google Meu Negócio também o restante são testes.

Tenha um plano de marketing

Ok, venhamos e convenhamos, não é tão simples ter um plano de marketing, mais vamos começar pelo básico, não gaste seu tempo procurando ferramentas de gestão de marketing, faça uma planilha simples, tente criar posts para todos os níveis do funil de vendas, publique em diferentes horários do dia e em dias diferentes.

Google Analytics

O Google Analytics, ao meu ver, é umas das melhores ferramentas para métricas, com ele você poderá ver quais páginas estão sendo mais acessadas e qual o acesso diário da sua loja, é claro que existem uma infinidade de ferramentas super legais lá, para que o Google Analytics funcione na sua loja, basta ter uma conta no Google e criar uma conta para sua loja no link – google.com.br/analytics, após criar a conta é só incorporar um código para que a ferramenta comece a computar os acessos.

Crie um ou mais blogs

Se criar um blog já é difícil, imagina dois. É verdade, muitos e-commerces não tem nem um blog, e na minha opinião esta é uma falta grave. Você precisa de um canal para divulgar suas promoções e dicas, esta é uma maneira muito eficaz e lá você poderá escolher o tom com que conversa com seus clientes e futuros leads, dependendo da sua persona (conforme dito anteriormente). Ok, mais porque dois blogs? A resposta é simples, o Google leva em consideração a troca de links (guest posts), e nada melhor que trocar links com você mesmo não é mesmo? Mais a criação de dois blogs é apenas uma sugestão, comece com um, administre e colha os frutos, depois faça seu upgrade se achar necessário.

Um preço justo e uma boa promoção por favor!

Quem não gosta de uma promoção que atire a primeira pedra. O preço é um atrativo sim, desde que bem divulgado, nada melhor que as redes sociais para isso, crie um post patrocinado no Facebook ADS, é baratinho e atinge muito bem o público alvo. O Google Adwords e Google Shopping valem muito a pena, mais caso não tenha experiencia em campanhas, tome cuidado porque senão seu dinheiro vai por água abaixo e talvez os resultados esperados não sejam positivos.

O marketing digital para lojas virtuais é um trabalho que deve ser feito aos poucos, lembre-se, nada melhor que uma estratégia bem definida. Os resultados normalmente podem ser vistos a médio e longo prazo, tudo vai depender do seu orçamento, existem planos de marketing digital excelentes para quem está começando. Gostou do post? Deixe seu comentário 🙂 Até a próxima

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